domingo, 20 de setembro de 2009

NAMASTÊ




Namastê ou namasté (em sânscrito: नमस्ते, [nʌmʌsˈteː]) é um cumprimento ou saudação falada, bastante comum no Sul da Ásia. Namaskar é considerado uma forma ligeiramente mais formal, mas ambas as expressões expressam um grande sentimento de respeito.

Utiliza-se na Índia e no Nepal por hindus, sikhs, jainistas e budistas. Nas culturas indianas e nepalesas, a palavra é dita no início de uma comunicação verbal ou escrita. Contudo, o gesto feito com as mãos dobradas é feito sem ser acompanhado de palavras quando se despede. Na ioga, namaste é algo que se dirá ao instrutor e que, nessa situação, significa “sou o seu humilde criado”.

Literalmente significa "curvo-me perante ti"; a palavra provém do sânscrito namas, "curvar-se", "fazer uma saudação reverencial", e (te), "te".

Quando dito a outra pessoa, é normalmente acompanhada de uma ligeira vénia feita com as duas mãos pressionadas juntas, as palmas tocando-se e os dedos apontando para cima, no centro do peito. O gesto também pode ser realizado em silêncio, contendo o mesmo significado. É a forma mais digna de cumprimento de um ser humano para outro.

Quando dito a outra pessoa, também poderá significar: "O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti".





Recentemente, e mais globalmente, o termo namaste foi associado especialmente à ioga e à meditação. Neste contexto, ele foi visto em uma grande variedade de termos com significados complicados e poéticos que se ligam com as origens espirituais da palavra. Alguns exemplos:

"Eu honro o Espírito em você que também está em mim." Atribuída ao autor Deepak Chopra

"Eu honro o local em você em que o Universo inteiro reside, eu honro o lugar em você que é de Amor, de Integridade, de Sabedoria e de Paz. Quando você está neste lugar em você, e eu estou neste lugar em mim, nós somos um."

"Eu saudo o Deus dentro de você."

"Seu espírito e meu espírito são um." Atribuída à Lilias Folan, ensinamentos compartilhados de sua jornada à Índia.

"O divino em mim cumprimenta o divino em você."

"A Divinidade dentro de mim compreende e adora a Divinidade dentro de você."

"Tudo que é melhor é mais superior em mim cumprimenta/saúda tudo que é melhor e mais alto em você"

"O Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você."

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Namast%C3%AA

FAMÍLIA HUMANIDADE NAMASTÊ



A família humanidade, desejo que a luz da bem aventurança, brilhe em seus corações. E nesta partilha possamos reconhecer a bondade, a luz intrínseca em todas as pessoas.

Como uma família mundial composta de seres humanos oriundos dos quatro cantos deste planeta, percebemos que muito se encontram comprometidos com o amadurecimento da alma, com crescimento material e espiritual.

Se estamos visando a transformação pessoal, o melhor é unirmos num grande propósito de ideais humanistas caminhando para a transcendência.

Creio que tais ideais sejam essenciais para a transformação desta planeta, num espaço mais pacífico, mais ético e mais justo. Reconhecemos que existem grandes desafios a serem superados, mas é preciso fazer a pequena parte que cabe a cada um de nós.

E somente na atuação benévola podemos promover à família humanidade, meios para construir novos roteiros para promover maior entendimento e integração espiritual.

São grandes idéias que precisamos, é nos ideais que iniciamos caminhos, mas sobretudo são as ações que concretizam a nova realidade elevada nas mentes da família humanidade.

Precisamos de um mundo melhor!
Podemos construir um planeta habitável!

Existem muito métodos e poucas ações, e neste pequeno blog, vamos partilhar alegrias, meditações, com métodos práticos para ajudar as pessoas a compreenderem suas forças e valores interiores.

Namastê